Monday, April 27, 2009

Ministro Vannuchi defende que Sean fique com a família brasileira





RIO - O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Paulo Vannuchi, defendeu nesta quarta-feira, durante audiência na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em Brasília, que o menino Sean Richard Goldman, de oito anos, fique com a família brasileira, mas mantenha contato com o pai. O ministro Paulo Vannuchi defendeu também que o pai e o padrasto entrem em acordo sobre a guarda da criança.


Pedi aos advogados das partes que conversem sobre alguma possibilidade de a criança permanecer no Brasil, mas dentro de um conjunto de direitos do pai. O pai poderia visitá-lo quando quisesse, com a lei estabelecendo estes termos, e com a possibilidade, também, de o menino ir aos Estados Unidos. Não podemos partir do pressuposto de que, se a criança for aos Estados Unidos, ela será sequestrada - disse o ministro.

Vanuchi afirmou ainda que, mesmo se o pai tivesse cometido erros ou crimes, ele tem o direito de ver a criança. Segundo o ministro, o governo brasileiro tem mantido contato direto e recente com o presidente dos EUA, Barack Obama, o que geraria um ambiente favorável à solução do caso.

Durante a audiência na Câmara, o advogado da família brasileira tentou entregar um documento à Comissão com um relato de Sean, que, segundo o advogado, deseja ficar no Brasil. Mas o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) afirmou que a comissão não poderia receber uma transferência sigilosa porque não é uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

No comments:

Post a Comment